The Head Gardeners – Heroes of Horticulture
de Toby Musgrave

Muito boa leitura. O ‘Head Gardener’ é o ‘Jardineiro-chefe’ e o responsável pela organização de um jardim e de todos os jardineiros que trabalham no jardim. Este livro é sobre jardinagem em Inglaterra e os seus personagens, neste caso, os jardineiros, mas não só.
Neste livro podemos ler sobre quando os jardins começaram a ser locais de prazer, sobre os primeiros jardins, sobre a educação e aprendizagem de um jardineiro-aprendiz, os diversões escalões até se chegar a jardineiro-chefe, as contribuições desses homens que dedicaram as suas vidas à jardinagem, histórias de alguns jardineiros-chefe mais famosos, entre eles o Joseph Paxton, um personagem extremamente interessante, e muito mais sobre jardins, jardinagem e os seus heróis.
Para quem tem interesse em História da Jardinagem este é um livro muito interessante. Aqui se vê a importância que os jardins têm para a cultura e para a sociedade inglesa. Muito bem escrito e documentado, com histórias e particularidades muito interessantes. Um livro com o qual se aprende muito. Excelente.