Página Oficial de José M. M. Santos

Agenda 2016 – Plantas Medicinais e Biodiversidade

Quando final do ano se aproxima começamos a espreitar e a planear o ano seguinte e em muitas casas, já é tradição sermos acompanhados durante todo o ano pela agenda da Fernanda Botelho. Comigo acontece isso exatamente e tenho já a nova Agenda de 2016 – PLANTAS MEDICINAIS E BIODIVERSIDADE – que foi recentemente posta à venda e é, com certeza, uma boa prenda de Natal!
Este é já o quarto ano que a Fernanda Botelho nos propõe planearmos o nosso ano na sua companhia e na companhia das suas plantas medicinais e dos seus conhecimentos sobre estas plantas. E posso afirmar que de ano para ano, estão cada vez mais bonitas as suas agendas, com um arranjo gráfico acolhedor, de bom gosto e muito cuidado. 
De capa dura, esta agenda está dividida por semanas, com um espaço para cada dia. A cada semana é atribuída uma planta que é ilustrada com uma ou mais belas fotos e acompanhada de um pequeno texto onde a planta é descrita, assim como os usos medicinais da mesma. 
Uma agenda é também um livro que se vai lendo semana após semana e com o qual vamos aprendendo. Sendo uma agenda tem os calendários do ano anterior e dos dois anos seguintes bem como um calendário das fases da lua para 2016, espaço para os nossos contatos mais importantes, para as nossas notas, colagens, gravuras e outros apontamentos. Sendo um livro, apresenta-nos 53 plantas que se encontram facilmente no nosso país e que podem ajudar-nos a melhorar o nosso bem-estar. 
A autora partilha também algumas receitas interessantes e sempre baseadas em plantas, sementes ou frutos e uma lista de lojas-online, sites e blogues temáticos do mundo vegetal de grande utilidade. 
Este ano, a agenda alerta-nos ainda para a importância da Biodiversidade, o seu conhecimento e a proteção de toda essa vida que nos é – afinal – essencial. 
Para finalizar, lembro que uma agenda é um livro aberto e que no final do ano pode estar ainda mais rico e completo do que quando o comprámos. Compete-nos a nós preenche-lo com a nossa vida, as nossas partilhas e os nossos bons momentos. Tudo o que for merecedor de ser mais tarde recordado. 
Que a vossa agenda de 2016 seja preenchida com bons momentos, boas leituras e muitas plantas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp