Sobre mim

José M. M. Santos nasceu a 6 de Setembro de 1969. É natural de Vila Nova de Milfontes. Desde sempre nutre uma paixão pela natureza, animais e plantas. Em pequenino, e influenciado por vários familiares, descobre o prazer de jardinar, plantar e ser recompensado com bonitas florações de todos os tipos.

Tem várias paixões botânicas mas as orquídeas exercem um fascínio especial e inexplicável. Cultiva-as como hobby desde os 15 anos e vem acumulando uma pequena coleção numa pequena estufa superlotada e num terraço em Lisboa, que mais parece uma floresta tropical.
Os seus conhecimentos obteve-os com muitos professores ao longo da sua vida: livros, orquidófilos, amantes de orquídeas, cultivadores, os alunos dos seus cursos, com todos aprendeu alguma coisa, muitas coisas úteis com uns e com outros aprendeu como não se deve fazer.
Em 2007, com um grupo de participantes de um fórum português sobre orquídeas, é um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Orquidofilia.
Em 2008 é desafiado pela empresa Luso-bonsai e inicia os cursos de orquídeas, fazendo cursos por todo o país: Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa), Luso-bonsai (Pegões), Espaço Sudoeste (Vila Nova de Milfontes), Centro de Educação Ambiental de Águas do Douro e Paiva, Zooexótico (Benfica), Horto do Campo Grande (Lisboa), Orquiflor (S. Miguel, Açores) e Wingarden (Lagoa), Jardins Sintra e Museu Oriente.
Em 2009, numa edição da Luso-bonsai, escreve o pequeno manual ‘Cuidados e Conselhos para as suas Orquídeas’ e publica artigos em jornais e revistas como a ‘Mundo das Plantas e Jardinagem’ e a ‘Jardins’ onde escreve há anos sobre orquídeas e outras plantas. Em Dezembro de 2014 foi o editor convidado dessa publicação, com o tema ‘Plantas Exóticas’. Foi durante cinco anos o editor da revista ‘Lusorquídeas’, pela Associação Portuguesa de Orquidofilia e actualmente é editor da revista “O Jornal do Orquidófilo”, do Clube dos Orquidófilos de Portugal.
É membro de várias associações orquidófilas internacionais e assistiu a várias exposições, palestras e workshops no estrangeiro (Kew Gardens, London Orchid Show, Chelsea Flower Show, OrquiMadrid, Congresso Europeu de Orquídeas em Budapeste, Burnham Nurseries, entre outras).
Organiza as viagens temáticas GREENTRIPS em que viaja pelo estrangeiro com um grupo de amantes de plantas e especialmente de orquídeas.
Participou nas duas séries do programa de televisão de jardinagem ‘A Verde e a Cores’, na RTP e em vários segmentos sobre orquídeas em diversos programas de TV.
Em 2014 fundou o Clube dos Orquidófilos de Portugal, uma associação sem fins lucrativos que visa na promoção do cultivo de Orquídeas, com sede em Lisboa, participando em vários eventos de orquídeas, organizados pelo próprio clube (Expo Orquídeas Lisboa) ou em conjunto com outras entidades (Exposição de Camélias e Orquídeas em Sintra).
É o autor do livro ‘A Paixão pelas Orquídeas’ (2 edições), o único livro escrito em português sobre o cultivo de orquídeas em Portugual. Participa em vários encontros e eventos com palestras e workshops sobre orquídeas.

Neste momento trabalha na empresa Jardins Sintra sendo responsável pelo orquidário e onde faz encontros mensais gratuitos sobre o c

Fechar