Página Oficial de José M. M. Santos

Cyca revoluta

As Cycas são das plantas mais antigas do nosso planeta. (so they say…). São muito bonitas e apesar de muita gente pensar que são palmeiras ou fetos, não é o caso. São da família das Cycadaceas e estas são nativas do sul do Japão.
Há uns 15 anos comprava-se as Cycas por 1000$00 cada folha. Se a planta tinha 3 folhas, eram 3000$00. Eram caras e eu comprei mesmo uma pequenina com três folhas. Passados 15 anos e depois de ter sido colocada na terra, no jardim dos meus pais, está muito grande e há uns dois anos surpreendeu-nos com uns filhotes em forma de pinha junto à base.

Tinha intenção de a trazer para o meu jardim e coloca-la num vaso grande, mas foi impossível para mim arrancá-la do chão sem a estragar. Assim, contentei-me em trazer os filhotes. Acho que quatro. Coloquei-os em vasos, os dois maiores ficaram na rua e os dois mais pequenos na estufa.

Nesta foto mosto as três primeiras folhas de uma das pinhas que ficaram na estufa. As que estão no exterior, como eram maiores já têm as folhas completamente formadas.


Cyca revoluta

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp