Página Oficial de José M. M. Santos

The Flower of Empire

Este livro retrata a época em que a botânica ganhou maior importância quando com as descobertas marítimas, milhares de plantas novas eram encontradas pelo mundo fora.
O livro começa com a descoberta do Nenúfar Gigante nas margens do Amazonas na selva da Guiana quando este era uma colónia inglesa. A par dessa descoberta, dá-se a coroação da rainha Victória.
O livro retrata toda uma sociedade inglesa dessa época, quando os caçadores de plantas traziam novidades para a velha Europa, quando se faziam descobertas, quando as colecções botânicas privadas criavam um status.
Apaixonado como sou pela história da botânica e dos jardins, em especial ingleses, este livro foi como se tivesse sido escrito para mim por encomenda. Aqui encontrei muitas personagens que admiro e que fiquei a conhecer melhor, aqui se falou de orquídeas, da grande exposição de Londres, da evolução das estufas desde as caixas de Wardian até ao Palácio de Cristal e da importância que a descoberta do nenúfar Victoria amazonica (no início chamado de Victoria regia) significou para toda uma sociedade.
Apaixonante para loucos como eu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp