Página Oficial de José M. M. Santos

Livro Lessons from Great Gardeners

A minha sugestão de leitura deste mês…

Título: Lessons from Great Gardeners

Autor: Matthew Biggs

Editora: Mitchell Beazley em colaboração com a Royal Horticultural Society

Edição: 2015

224 Páginas

 

Quem melhor para nos inspirar e ensinar do que outros jardineiros famosos? Este livro “Lições de Grandes Jardineiros”, infelizmente só escrito em inglês, é sem dúvida uma fonte de inspiração.  Cativa quem gosta de plantas e de jardins, ensina-nos muito sobre jardinagem e ficamos a conhecer um leque enorme de pessoas que dedicaram as suas vidas aos jardins, tornando-se também um bom livro de história pois o livro seleciona quarenta jardineiros de várias nacionalidades e com experiências e opiniões muito ricas e diferentes.

Cada jardineiro tem direito em média a quatro páginas onde nos são apresentados dados biográficos, as plantas que de alguma maneira ficaram ligadas a esse jardineiro, factos curiosos, os jardins que os representam e também algumas citações famosas de cada jardineiro.

Toda a informação é-nos oferecida de forma sucinta e prática, acompanhada com imagens, de modo a que não se torne, de alguma forma, aborrecida.

É uma viagem por diversas épocas e aos “quatro cantos do mundo”.

A única referência a um jardim português acontece quando o autor escreve sobre Mildred Blandy, inglesa e criadora do bonito Jardim do Palheiro, na Ilha da Madeira, que pude admirar no ano passado.

Este livro tem capa dura e é um livro muito bonito, com as páginas em tons de verde seco e pastel, ilustrado com fotos e bonitas gravuras botânicas. Uma leitura muito agradável e onde vou regressar, com certeza, muitas vezes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp