Página Oficial de José M. M. Santos

Procurar
Close this search box.

Uma bonita Coelogyne tomentosa

Há muito tempo conhecida nos meios orquidófilos mas ainda talvez um pouco desconhecida dos cultivadores portugueses. E é uma orquídea ideal para o nosso clima.

A Coelogyne tomentosa foi registada pelo botânico John Lindley em 1853.

Na natureza é encontrada em países e ilhas asiáticas como a Malásia, Sumatra, Bornéu e Java, a crescer em árvores de florestas montanhosas em altitudes entre o 1500 e os 2100 m. Gosta portante de climas mais frescos.

Este exemplar foi-me oferecido há 3 anos. As hastes florais são pendentes e passado algum tempo resolvi muda-la para um cesto para melhor poder admirar as suas flores a cair. As flores têm umas cores muito bonitas, em tons de creme e castanho, medem 6 ou 7 cm e são perfumadas. Há quem lhe chame a orquídea-de-colar porque as hastes podem chegar até aos 60cm de comprimento.

No cesto de arame, forrado com fibra de coco, coloquei uma mistura para orquídeas epífitas e ela está a dar-se muito bem. Está no exterior o ano todo pois aguenta bem temperaturas mínimas baixas (não menos de 5ºC) e as flores podem aparecer em qualquer altura do ano, mas é mais comum florir no Verão.

É bem regada a partir da primavera e no Verão e no outono reduz-se as regas. A minha está debaixo de uma rede de sombra mas apanha chuva quando ela cai. Já se habituou a estar sempre no exterior.

Aqui vos deixo algumas fotos desta bonita orquídea que deveria estar em todas as coleções portuguesas!

A primeira flor deste ano.
A haste ainda muito fechada no início.
E com outra haste a “espreitar”.
Umas cores muito harmoniosas e um magnífico labelo cheio de detalhes.
Uma semana depois, a primeira haste toda aberta e a segunda em botão.

Loading

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp