Página Oficial de José M. M. Santos

Visita ao Jardim Botânico de Queluz

No início de Julho, os Parques de Sintra abriram as portas do Palácio de Queluz para gratuitamente receber o público e comemorar o prémio Europa Nostra de Conservação atribuído no passado mês de Maio ao trabalho de recuperação e restauro do Jardim Botânico de Queluz.

O dia estava maravilhoso, o que já de si foi uma raridade neste Verão indeciso que temos tido, e os Parques de Sintra organizaram um evento muito interessante para esta celebração.

Todo o jardim estava povoado com personagens do séc. XVIII que ajudaram o público a perceber melhor aquele espaço, a sua utilidade e um pouco de história, de botânica e da história de Portugal.

Assim, logo à entrada do Jardim Botânico, o público era recebido por um personagem histórico e daí íamos seguindo um percurso padrão onde outras personagens, o jardineiro, o botânico, o naturalista, as senhoras da corte que utilizavam o jardim como zona de lazer, tinham algo a ensinar sobre plantas, sobre o jardim e sobre toda a época.

Um evento muito feliz e bem organizado que deixou os passeantes do tempo presente interessados e mais conscientes da importância que as plantas e o Jardim Botânico tinham no passado e no presente.

Aqui ficam algumas fotos deste dia e do Jardim Botânico que recomendo vivamente uma visita.

À entrada do Jardim Botânico, ao qual se podia chegar a pé ou de charrete, entrávamos num mundo onde a história se fundia com o presente.
O jardim está muito bem tratado. Só tem agora que amadurecer.
O entusiástico jardineiro estava junto a uma das quatro estufas onde se cultivam os ananases.
Lindos exemplares e uma boa explicação de tudo à volta deste fruto num display informativo dentro da primeira estufa.
O “Naturalista” tinha regressado das terras do Brasil e tinha muito para contar…
São muitos os exemplares interessantes, todos bem apresentados e identificados, distribuídos pelos vários canteiros do jardim.
E num dia tão bonito, até as donzelas deixaram o palácio e foram deliciar-se para o jardim.
E que bonitas estas floreiras (canteiros) elevadas e cobertas de lindos azulejos que limitam o jardim.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp