Os meus livros

A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS
Autor: José Santos
Data Publicação: Março 2013
Editora: Dinalivro
Preço: 23,00€
208 páginas

O universo da orquidofilia está repleto de bons exemplos de livros estrangeiros, mas com eles aprendemos a cultivar orquídeas em países cujo clima é completamente diferente do nosso. “A paixão pelas orquídeas – Manual do orquidófilo” é a primeira obra escrita por um especialista português sobre o cultivo de orquídeas exóticas e ornamentais no nosso país e vem ao encontro da necessidade que muitos cultivadores, alunos e não só, demonstraram ao longo dos últimos anos. Este livro não é um livro científico, é um livro sobre uma grande paixão que se transformou num “hobby” alimentado por um saber feito de experiência, muito estudo, leituras, viagens, exposições, conferências e múltiplos ensinamentos transmitidos por professores e conhecedores da matéria. Em última instância, o objetivo da conceção desta obra seria ter um país mais florido e com mais adeptos da orquidofilia e da jardinagem, dado que esta paixão incurável faz muito bem ao corpo, à mente e à alma.

Critica na revista ORCHIDARIUM nº9 do Orquidário de Estepona
Certamente que o título desta obra nos dá uma boa ideia do seu conteúdo: ‘paixão por orquídeas’. Neste sentido, o autor não é precisamente um novato e a sua imensa experiência – que não é menor que a sua inquietação – se reflete nesta obra, imprescindível na nossa biblioteca que, não é em vão, vai já na sua 3ª edição.
Salienta-se que temos que ir até à página 90 para chegarmos à relação dos géneros comuns. Dizendo de outro modo, metade do livro é dedicado a essas questões fundamentais como a sua história, características especiais, formas de crescimento, anatomia, assim como a condições de cultivo e factores a ter em conta para que o nosso orquidário não se converta no cemitério das nossas plantas. Achei especialmente interessante o capítulo em que se fala da distribuição dos géneros em todos e em cada um dos continentes (ganhando o sudeste asiático e Oceania com nada menos que 300 e 70 géneros respectivamente).
Nas páginas seguintes é abordada a descrição de três dezenas de géneros, com as suas particularidades, nomenclatura, distribuição e sugestões de cultivo. Tudo de uma forma concisa, muito ordenada e utilizando um vocabulário simples e preciso, muito fácil de entender para quem se inicia nesta paixão pelas orquídeas.
Uma outra vintena de páginas nos levam ao lado incómodo do cultivo destas plantas: os seus aspectos fitossanitários, declarando batalha a toda essa horda de pragas e predadores e mostrando o modo como combate-los. Esta secção dá origem à seguinte sobre os aspectos práticos de cultivo: transplantes, substratos, etc, tudo bem ilustrado por imagens coloridas e muito ilustrativas dos processos de como fazer.
A última parte dedica-se a fichas de cultivo de 35 tipos distintos, maioritariamente géneros, entrando em questões típicas sobre a temperatura, luz, humidade, etc. Não entra nas particularidades de certas espécies, coisa que para alguns pode parecer pouco preciso mas no que me diz respeito, parece-me muito acertado, porque o cultivo das espécies mais comuns poderia a ter de acrescentar umas centenas de páginas adicionais e essa informação tão concreta não se insere no espírito deste livro.
Apreciei realmente esta obra e tenho-a sempre à mão na minha biblioteca. As abundantes fotos coloridas são muito práticas e descritivas, cumprindo na perfeição o epíteto do seu título ‘manual do aficionado’, mas quando acabei de ler esta obra fiquei com um agradável gosto na boca, esse que te deixa a ‘paixão pelas orquídeas’.
Mais que recomendável.
                                                               Manuel Lucas,
                                                               Curador do Orquidário de Estepona

CUIDADOS E CONSELHOS
PARA AS SUAS ORQUÍDEAS

Autor: José Santos
Data Publicação: Dezembro 2009
Editora: Luso-Bonsai Lda
Preço: 6,00 €
36 páginas

 

 
Neste pequeno manual poderá encontrar vários temas:
– Tipos de orquídeas;
– Conselhos na aquisição;
– Técnicas de Cultivo;
(Luz, temperatura, Regas, Fertilização, etc)
– Pestes e Doenças;
– Plantação e Divisão, 
– Reenvasamento e Montagens;
– Orquídeas por espécies

E muito mais…

 

Estes livros estão à venda nas livrarias e também em Floristas, Centros de Jardinagem e Jardins.
Se preferir, posso envia-los pelo correio e neste caso serão acrescidos dos portes de envio.
Não envio à cobrança. Os pagamentos deverão ser feitos por transferência ou no Multibanco.
Para encomendar ou outros assuntos sobre os livros, enviem-me um email para jose.santos.orquideas@gmail.com.
Só envio para a Europa.

Para os residentes no Brasil, o livro ‘A Paixão pelas Orquídeas’ está à venda no Brasil. Basta que entrem em contacto com o distribuidor brasileiro:

 

Zamboni Comércio de livros, Ltda
Importação e Distribuição Nacional
Luigi Zamboni – Diretor
(11) 2233-2333
Zamboni Comércio de Livros Ltda. (ZamboniBooks)
Av. Parada Pinto, 1476 
Vila Nova Cachoeirinha 
Cep: 02611-002 
São Paulo – SP
Brasil

Boas leituras,

José M. M. Santos

 

 

Fechar