Já há algum tempo que tinha curiosidade em espreitar neste livro de jardinagem escrito pela arquitecta paisagista Teresa Chambel. Tinha curiosidade porque já tinha visto alguma promoção do livro e também porque não temos muitos livros de jardinagem em português, feito por portugueses e para jardineiros portugueses.
As expectativas, devo dizer, não eram muito grandes, porque estou acostumado a que a jardinagem e os jardins em Portugal sejam colocados em segundo plano e porque  ao espreitar o livro vi que tinha poucas imagens, era um livro mais de conteúdo escrito do que visual, o que, numa primeira abordagem, pode dar uma ideia errada do livro.
Foi uma agradável surpresa! 
Deixem-me dizer-lhes que este livro, é o livro que me faltava. Tenho tantos livros de jardinagem, quase todos estrangeiros e escritos por grandes personalidades do mundo da jardinagem, mas nunca nenhum me explicou e exemplificou tudo, tudo, desde o início, com todos os passos, com todos os porquês esclarecidos. Este é mesmo um fantástico livro onde podemos encontrar o que precisamos para elaborar, planificar ou melhorar os nossos jardins, sejam eles grandes espaços ou simplesmente algumas floreiras à janela.
É um livro que se lê de uma ponta à outra, que se consulta como uma enciclopédia ou que se folheia para nos dar ideias para criarmos espaços floridos onde as nossas vidas possam também ser mais agradáveis e coloridas.
Hoje que começou o Inverno e nesta quadra natalícia, aqui está a maneira ideal de ficar no sofá e sonhar com dias mais quentes e com a Primavera que se aproxima. Com este livro, todos ficamos ansiosos por poder ir para a rua e jardinar. Aconselho vivamente!! Uma boa leitura!