Não é com muita frequência que temos livros editados sobre plantas em Portugal e assim a edição deste “200 Plantas do SW Alentejano & Costa Vicentina” suscitou-me a curiosidade em variados aspectos. É um livro de duas autoras portuguesas, sobre plantas do nosso país e, aqui mais particularmente, sobre as plantas da minha terra.
É um livro muito prático e que cabe em qualquer bolsa, logo bom para nos acompanhar em passeios pelo campo. O método de procura está bem escolhido, pela cor da flor. O livro está marcado por zonas coloridas de fácil acesso e onde encontramos as flores de uma determinada cor. Nada mais fácil. Quando encontramos a flor que procuramos, temos à nossa disposição um leque de informações úteis sobre a planta, desde o nome científico, nome comum, as características da planta e dos locais onde pode ser encontrada entre outras curiosidades. Tudo isto em duas línguas, português e inglês, uma opção inteligente pois o público estrangeiro, tanto os turistas como os residentes no nosso país terão tanto ou mais interesse na nossa flora que nós próprios.
Mas este livro não se fica por aqui, temos muita informação extra neste livro, sobre botânica, sobre os vários tipos de habitats existentes na zona do SW alentejano e costa vicentina, e sobre onde encontrarmos mais informação sobre plantas em Portugal. Tudo muito bem paginado, identificado, com uma apresentação impecável, bom grafismo e fotografias.
Depois de tudo isto, fica a pergunta no ar:
– Para quando as plantas de outras zonas de Portugal?