‘The Orchid in Lore and Legend’, de Luigi Berliocchi foi o livro que terminei esta semana. É um livro sobre tudo o que os livros sobre orquídeas geralmente não costumam ter: A história, as lendas, os grandes orquidófilos, orquídeas nas diferentes áreas artísticas e muito mais. É um livro delicioso onde se aprende muito sobre orquídeas e pouco sobre o cultivo. Para quem se interessa, como eu, pela história da jardinagem e por orquídeas, este é o livro onde tudo está reunido. Um livro muito interessante.
Entretanto comecei a ler um livro de ficção que também anda à volta de jardins. Uma história passada no século passado, nos anos 30, na pequena cidade de Darling, nos Estados Unidos em que um grupo de senhoras que pertencem a um clube de Jardinagem, as ‘Darling Dahlias’ se envolve tanto no dia-a-dia do clube como na resolução de alguns mistérios que ocorrem na cidade. Para já, ainda estou muito no início, mas estou a adorar e a divertir-me imenso com as caricatas personagens da história.
Saiu também esta semana o número de Setembro da revista JARDINS onde entre muitos artigos interessante sobre jardinagem, podem ler o meu artigo mensal sobre ORQUÍDEAS, desta vez sobre um género que gosto muito, AS ANGULOA e também o artigo do meu amigo J.P. na secção O POMAR, com algumas curiosidades sobre um fruto que todos conhecemos, AS AMEIXAS.