Enquanto as chuvas de Março, tão necessárias, não nos deixam ir para o jardim trabalhar, temos sempre o sofá e a revista JARDINS para nos ajudar a planear a Primavera que está a chegar.

Nesta revista de março, escrevo sobre as “Orquídeas Silvestres Portuguesas” que podemos descobrir nos nossos campos. É um convite para passearem pela natureza e observarem o que temos de bonito.

Mas neste número temos muito de interesse para ler.

A Teresa Chambel sugere-nos 8 plantas para perfumar os nossos jardins e a Ana Luísa Soares e a Ana Raquel Cunha apresentam-nos 4 plantas para dar cor aos jardins. A Vera Nobre da Costa continua com o seu diário de viagem por Laos e o Tiago Veloso escreve sobre a Eugenia Myrtifolia, uma planta ideal para sebes. O Bruno Aguiar escreve sobre “Bambus no Jardim” e o Rui Tujeira ajuda-nos a lutar contra a Processionária do Pinheiro. A Marta Malheiro inicia a Primavera plantando plantas pela sua casa e o Jorge Freixial escreve sobre Vrieseas e Guzmanias. O Luis Mendonça de Carvalhos escreve sobre “O Encanto dos Fetos”, o João Gomes sobre as “Pascoinhas” e o Valdemiro Gonçalves Pereira sobre a Planta do Linho. A Fernanda Botelho escreve sobre as “Plantas Medicinais do Brasil”. O João Franco escreve sobre as Amoreiras, o Pedro Rau sobre o Afídeo Negro e o Gonçalo Duarte sobre como tornar o jardim mais Bio. Receitas com batatas, Hidroponia caseira e outros temas podem ainda ser encontrados nesta revista. Como é habitual, na última página o Professor Raimundo Quintal destaca uma planta presente na sua bonita ilha da Madeira, desta vez, a Árvore do Viajante.

Boas leituras e boa jardinagem.