Este setembro fui passar o meu 55º aniversário com o Shakespear! Bem, é uma quase verdade. Ele esteve bem presente, e o dia foi passado na sua terra, em Stratford-upon-Avon, e eu fiz mesmo 55 anos!
A cidade é muito pitoresca e um belo sítio para andar a pé, visitar os locais históricos, fazer compras, passear calmamente e comer em pubs ou lojinhas deliciosas. Dois ou três dias é o suficiente para ficar a conhecer este belo local a cerca de 2-3 horas de Londres.
A minha visita foi feita com calma einda ficaram algumas atrações para ver. É difinitivamente um local onde quero voltar.
Como ponto central, eu escolheria a Fonte Memorial a Shakespeare, também conhecida pela Fonte Americana porque foi oferecida pelo norte-americano George Williams Child, um famoso editor. O monumento é dedicado a William Shakespeare e comemora também o Jubileu da Rainha Victoria.
A fonte é um importante monumento da época victoriana. Foi feito pelo arquiteto Jethro Cossins, de Birmingham e é um belo exemplo de arte gótica com belíssimos detalhes. É uma torre de relógio de três andares, com cerca de 18m de altura que incorpora bebedouro de animais e uma fonte de água potável.
O memorial fica numa pequena praça muito perto da casa onde nasceu o escritor William Shakespeare e eu adorei todos os seus belíssimos detalhes.
É quadrangular, com arcos ogivais encimados por uma Rodela com motivos de plantas e, em cada lado, com decorações diferentes. Ao centro, num, trigo ou milho, outro a rosa Tudor que simboliza a monarquia inglesa e no outro as flores do Cardo que eram das preferidas de Shakespeare (e também a flor nacional de Escócia).
Só tirei fotos a três lados mas quaisquer um deles estão cheios de simbologia. O Leão inglês e a Águia americana, vários personagens da peça “Sonho de Uma Noite de Verão” de Shakespeare, Gárgulas e inscrições diversas!
Mais sobre o Shakespeare e a sua bela cidade em breve!