Na viagem à Holanda de 2022, com a revista Jardins, tive oportunidade de visitar de novo o maravilhoso jardim Keukenhof. É como mergulhar num arco-íris botânico.
Após 2 anos de portas encerradas devido à pandemia, o chamado Jardim da Europa abriu as suas portas a 24 de março de 2022 e ficou aberto até 15 de maio.
Como curiosidade, em 2022, Keukenhof dedicou-se às variedades clássicas juntando-se à comemoração do museu Mauritshuis, de Haia, especializado em pinturas dos grandes mestres holandeses, o quadro A RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA, de Vermeer é um dos que está em exibição.
Foi também recriado, o famoso BOUQUET IMPOSSÍVEL que era constituído por flores que florescem em diferentes estações do ano que que foi retratado diversas vezes em naturezas mortas do século XVII.
A história do parque remonta ao século XV quando a condessa Jaqueline da Bavaria que viveu no início do século colhia frutos e vegetais para as cozinhas do castelo ali existente na época – Castelo de Teylingen. Mas o castelo de Keukenhof, que se situa nos terrenos ao lado do parque foi construído em 1641 e abrangia um total de 200 hectares de terreno à sua volta. Em 1857 os jardins foram refeitos pela dupla de arquitetos paisagistas Jan David Zocher e Louis Paul Zocher, que eram pai e filho e que também construíram o Vondelpark, em Amsterdão. O estilo utilizado foi o estilo paisagístico inglês e que é ainda hoje a base dos jardins de Keukenhof.
Em 1949 um grupo de 20 cultivadores de plantas bolbosas tiveram a ideia de ocupar uma área com uma exibição de bolbos de primavera e assim nasceu o jardim ou parque de Keukenhof que abriu ao público em 1950 e no primeiro ano recebeu 236 mil visitantes.
Hoje em dia, são plantados cerca de 7 milhões de bolbos de 1600 variedades diferentes reunidos por 100 empresas produtoras de plantas bolbosas. As tulipas são as rainhas de Keukenhof com 800 variedades em exibição ao longo dos 32 hectares. É como ver o maior catálogo de bolbos ao vivo. O parque tem ainda vários edifícios onde se encontram variadas exposições de flores, como uma exposição de Antúrios e de Orquídeas no pavilhão Beatrix ou um display de Alstroemerias no pavilhão Oranje Nassau.
Cerca de 600 floricultores exibem as suas flores, de diversos tipos, todos os anos em Keukenhof.
Em 2019 o parque atraiu um milhão e quinhentos mil de visitantes e este ano espera-se entre 700 mil e 1 milhão de visitantes.
No dia 23 de abril é o dia da parada das flores que passará pela estrada, junto aos portões principais de Keukenhof constituída por carros com figuras alegóricas decorados com pétalas, folhas e flores num desfile muito colorido e apreciado pelo público. Mas sobre a Parada floral, falarei num próximo artigo.
Veja quais as próximas viagens da revista Jardins AQUI.