A 22 de Setembro, celebrou-se o Equinócio de Outono. Neste dia o dia e a noite foram (sensívelmente) iguais em tempo. A partir de agora, as noites irão ficar cada vez maiores até a Primavera chegar.

O mês de Setembro é o “meu” mês. O mês em que nasci e o mês que sempre anseio que chegue porque rapidamente fico cansado do Verão e dos seus dias quentes. Em Setembro, mesmo logo no início, já se sente que o Outono se aproxima, seja pelas temperaturas, pelas cores das folhas ou outros quaisquer sinais que a natureza nos dá.

Deste pequeno que sinto que o meu ano começa em Setembro, não sei se é por a escola começar em setembro, se pela partida dos veraneantes na minha terra, mas foram sempre sinais de recomeço, de alegria e de conforto.
Sendo eu uma pessoa que gosta mais do frio que do calor, o Outono é para mim motivo de boa disposição pois adoro observar estas transformações naturais. As cores e até as comidas e os frutos desta época.

E como em Setembro é o meu aniversário, é mesmo um ano novo para mim. Talvez por isso, as festas de ano novo de 1 de Janeiro não me digam muito.

Celebro antes com Castanhas, batatas doces assadas, chá, licores e bolos reconfortantes de castanha, de figo, de cenoura e de frutos secos ou cristalizados. É tempo de pensar em voltar para o conforto da toca e de ler ou reler livros que me aquecem a alma.
Assim, desejo a todos, um Feliz Outono!