Página Oficial de José M. M. Santos

Procurar
Close this search box.

Setembro, Outono e Novo Ano

A 22 de Setembro, celebrou-se o Equinócio de Outono. Neste dia o dia e a noite foram (sensívelmente) iguais em tempo. A partir de agora, as noites irão ficar cada vez maiores até a Primavera chegar.

O conforto dos livros no Outono.

O mês de Setembro é o “meu” mês. O mês em que nasci e o mês que sempre anseio que chegue porque rapidamente fico cansado do Verão e dos seus dias quentes. Em Setembro, mesmo logo no início, já se sente que o Outono se aproxima, seja pelas temperaturas, pelas cores das folhas ou outros quaisquer sinais que a natureza nos dá.

Os primeiros Cymbidium anunciam a chegada do Outono.

Deste pequeno que sinto que o meu ano começa em Setembro, não sei se é por a escola começar em setembro, se pela partida dos veraneantes na minha terra, mas foram sempre sinais de recomeço, de alegria e de conforto.

Sendo eu uma pessoa que gosta mais do frio que do calor, o Outono é para mim motivo de boa disposição pois adoro observar estas transformações naturais. As cores e até as comidas e os frutos desta época.

Os Cyclamen florescem no Outono.

E como em Setembro é o meu aniversário, é mesmo um ano novo para mim. Talvez por isso, as festas de ano novo de 1 de Janeiro não me digam muito.

Os Haemanthus coccineus florescem no final do Verão, só depois crescem as folhas. Umas belas cores outonais.

Celebro antes com Castanhas, batatas doces assadas, chá, licores e bolos reconfortantes de castanha, de figo, de cenoura e de frutos secos ou cristalizados. É tempo de pensar em voltar para o conforto da toca e de ler ou reler livros que me aquecem a alma.

Assim, desejo a todos, um Feliz Outono!

Loading

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp