Em Stratford-upon-Avon, uma das principais atrações turisticas é a casa chamada de “The Birthplace”. Aqui, nem mais nem menos, nasceu Shakespeare.
Situada numa das ruas principais do centro histórico, fica a bonita casa onde nasceu William Shakespeare, onde viveu e brincou em criança, com os seus irmãos. Ele era o terceiro de oito filhos do casal John Shakespeare e Mary Arden e o filho-homem mais velho que sobreviveu até à idade adulta. Shakespeare nasceu no ano 1564.
O jardim atrás da casa.
O pai de Shakespeare trabalhava em casa, numa pequena oficina no rés-do-chão, ele trabalhava com peles de animais (cabedal) e fabricava manualmente luvas de pele. Normalmente havia um ou dois aprendizes que também viviam lá em casa mas o pai de Shakespeare nunca quis que o filho aprendesse o seu ofício pois, na sua ideia, se o filho continuasse com o mesmo trabalho do pai, não teria havido uma evolução na família. E assim, o pequeno Shakespeare foi estudar aos sete anos para ter uma educação académica.
Dentro da casa, o papel decorativo das paredes era muito colorido. (reprodução do original)
Mas o próprio pai de William Shakespeare teve, ao longo da sua vida vários cargos municipais chegando a Alcaide de Stratford. Era então, bastante respeitado.
O resto é a história que conhecemos e as obras que deixou tornaram William Shakespeare um dos mais importantes autores ingleses.
Aproveitando esta minha estadia em Stratford-upon-Avon, quero ler a obra HAMNET da autora irlandesa Maggie O’ Farrell sobre a morte de um dos filhos de William Shakespeare. A obra venceu o prémio Women’s Prize for Fiction de 2020.