No início de Julho, os Parques de Sintra abriram as portas do Palácio de Queluz para gratuitamente receber o público e comemorar o prémio Europa Nostra de Conservação atribuído no passado mês de Maio ao trabalho de recuperação e restauro do Jardim Botânico de Queluz.
O dia estava maravilhoso, o que já de si foi uma raridade neste Verão indeciso que temos tido, e os Parques de Sintra organizaram um evento muito interessante para esta celebração.
Todo o jardim estava povoado com personagens do séc. XVIII que ajudaram o público a perceber melhor aquele espaço, a sua utilidade e um pouco de história, de botânica e da história de Portugal.
Assim, logo à entrada do Jardim Botânico, o público era recebido por um personagem histórico e daí íamos seguindo um percurso padrão onde outras personagens, o jardineiro, o botânico, o naturalista, as senhoras da corte que utilizavam o jardim como zona de lazer, tinham algo a ensinar sobre plantas, sobre o jardim e sobre toda a época.
Um evento muito feliz e bem organizado que deixou os passeantes do tempo presente interessados e mais conscientes da importância que as plantas e o Jardim Botânico tinham no passado e no presente.
Aqui ficam algumas fotos deste dia e do Jardim Botânico que recomendo vivamente uma visita.