Página Oficial de José M. M. Santos

Um Jardim Para Cuidar

Já há algum tempo que tinha curiosidade em espreitar neste livro de jardinagem escrito pela arquitecta paisagista Teresa Chambel. Tinha curiosidade porque já tinha visto alguma promoção do livro e também porque não temos muitos livros de jardinagem em português, feito por portugueses e para jardineiros portugueses.
As expectativas, devo dizer, não eram muito grandes, porque estou acostumado a que a jardinagem e os jardins em Portugal sejam colocados em segundo plano e porque  ao espreitar o livro vi que tinha poucas imagens, era um livro mais de conteúdo escrito do que visual, o que, numa primeira abordagem, pode dar uma ideia errada do livro.
Foi uma agradável surpresa! 
Deixem-me dizer-lhes que este livro, é o livro que me faltava. Tenho tantos livros de jardinagem, quase todos estrangeiros e escritos por grandes personalidades do mundo da jardinagem, mas nunca nenhum me explicou e exemplificou tudo, tudo, desde o início, com todos os passos, com todos os porquês esclarecidos. Este é mesmo um fantástico livro onde podemos encontrar o que precisamos para elaborar, planificar ou melhorar os nossos jardins, sejam eles grandes espaços ou simplesmente algumas floreiras à janela.
É um livro que se lê de uma ponta à outra, que se consulta como uma enciclopédia ou que se folheia para nos dar ideias para criarmos espaços floridos onde as nossas vidas possam também ser mais agradáveis e coloridas.
Hoje que começou o Inverno e nesta quadra natalícia, aqui está a maneira ideal de ficar no sofá e sonhar com dias mais quentes e com a Primavera que se aproxima. Com este livro, todos ficamos ansiosos por poder ir para a rua e jardinar. Aconselho vivamente!! Uma boa leitura! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp