Certamente que o título desta obra nos dá uma boa ideia do seu conteúdo: ‘paixão por orquídeas’. Neste sentido, o autor não é precisamente um novato e a sua imensa experiência – que não é menor que a sua inquietação – se reflete nesta obra, imprescindível na nossa biblioteca que, não é em vão, vai já na sua 3ª edição.
Salienta-se que temos que ir até à página 90 para chegarmos à relação dos géneros comuns. Dizendo de outro modo, metade do livro é dedicado a essas questões fundamentais como a sua história, características especiais, formas de crescimento, anatomia, assim como a condições de cultivo e factores a ter em conta para que o nosso orquidário não se converta no cemitério das nossas plantas. Achei especialmente interessante o capítulo em que se fala da distribuição dos géneros em todos e em cada um dos continentes (ganhando o sudeste asiático e Oceania com nada menos que 300 e 70 géneros respectivamente).
Nas páginas seguintes é abordada a descrição de três dezenas de géneros, com as suas particularidades, nomenclatura, distribuição e sugestões de cultivo. Tudo de uma forma concisa, muito ordenada e utilizando um vocabulário simples e preciso, muito fácil de entender para quem se inicia nesta paixão pelas orquídeas.
Uma outra vintena de páginas nos levam ao lado incómodo do cultivo destas plantas: os seus aspectos fitossanitários, declarando batalha a toda essa horda de pragas e predadores e mostrando o modo como combate-los. Esta secção dá origem à seguinte sobre os aspectos práticos de cultivo: transplantes, substratos, etc, tudo bem ilustrado por imagens coloridas e muito ilustrativas dos processos de como fazer.
A última parte dedica-se a fichas de cultivo de 35 tipos distintos, maioritariamente géneros, entrando em questões típicas sobre a temperatura, luz, humidade, etc. Não entra nas particularidades de certas espécies, coisa que para alguns pode parecer pouco preciso mas no que me diz respeito, parece-me muito acertado, porque o cultivo das espécies mais comuns poderia a ter de acrescentar umas centenas de páginas adicionais e essa informação tão concreta não se insere no espírito deste livro.
Apreciei realmente esta obra e tenho-a sempre à mão na minha biblioteca. As abundantes fotos coloridas são muito práticas e descritivas, cumprindo na perfeição o epíteto do seu título ‘manual do aficionado’, mas quando acabei de ler esta obra fiquei com um agradável gosto na boca, esse que te deixa a ‘paixão pelas orquídeas’.
Mais que recomendável.