Forçar narcisos a florir é bastante fácil. Necessitamos de um recipiente sem quaisquer furos de drenagem porque os nossos bolbos vão crescer num meio com muita humidade.

Enchemos metade do recipiente com cascalho ou outro material inerte a gosto (leca, contas de vidro, berlindes, pedras roladas, gravilha pintada, etc) e colocamos os bolbos com a extremidade de crescimento virada para cima. Devemos encher o recipiente com bolbos desde que estes não fiquem encostados uns aos outros pois podem apodrecer se isso acontecer. Enchemos o resto do recipiente com o mesmo material de modo a que só a pontinha dos bolbos fique a ‘espreitar’ fora do vaso. De seguida enchemos o recipiente de água até à base dos bolbos de maneira a que estes nunca toquem na água.

Devem colocar-se num local fresco e escuro para estimular o enraizamento. Todas as semanas vemos a evolução dos bolbos. Passadas 6 a 8 semanas os bolbos estão bastante enraizados e já a nascer. Devem então ser colocados no interior das nossas casas, num local mais quente, para estimular a floração. E assim podemos ter, fora de época, narcisos floridos em nossas casas.

Os melhores narcisos para floração forçada são os Narcisos ‘Paper white’ e ‘Tête-à-tête’. O mesmo método pode ser utilizado também com Jacintos, Íris e Hipeastrum.