Página Oficial de José M. M. Santos

Expo Orquídeas Lisboa 2018

EXPO ORQUÍDEAS LISBOA 2018

AS ORQUÍDEAS E OS SEUS POLINIZADORES

A extensa variedade de orquídeas existente em praticamente todo o mundo, mais de 25.000 espécies, deve-se principalmente a um factor: A sua sobrevivência.
As formas estranhas, os tamanhos, as cores e matizados e todos os acessórios extra, os pelos, as verrugas, os brilhos, as partes moveis e os mais diversos perfumes, não são mais do que estratagemas que as plantas desenvolveram ao longo dos tempos para seduzirem os seus polinizadores e os atraírem para as suas flores a fim de estas serem polinizadas.
Há orquídeas que se tornam em alimento para os ratos do campo, outras desenvolvem esporões compridos para atraírem borboletas nocturnas. Espécies em todo o mundo imitam as formas e odores de insectos para atraírem sexualmente outros insectos. Orquídeas na América do Sul produzem perfumes que as abelhas-macho usam para atrair as suas fêmeas. Algumas Oncidium assemelham-se a ferozes abelhas em voo que são desafiadas para a luta por abelhas verdadeiras. Outras orquídeas “pintam-se” de cores mais fortes para atrair beija-flores e muitos Bulbophyllum imitam o aspecto, as cores e o odor de carne putrefacta para atrair insectos.
São muitos os exemplos curiosos e inteligentes da evolução das orquídeas para atrair os polinizadores e alguns desses exemplos fazem o tema da nossa exposição de orquídeas deste ano onde, para além de admirar os bonitos exemplares expostos, o público pode também conhecer mais sobre a polinização e assim aprender sobre a fisiologia da flor e as suas funções.

Serão três dias de exposição, organizada pelo CLUBE DOS ORQUIDÓFILOS DE PORTUGAL, onde os visitantes podem ver as orquídeas em exposição e a concurso, comprar espécies raras nos melhores vendedores nacionais e internacionais, assistir a palestras temáticas e a demonstrações práticas de cultivo e conversar e trocar conhecimentos com outros apaixonados por esta família botânica.

HORÁRIOS
Dia 2 de Março – Sexta Feira – Das 17h00 às 20h00;
Dia 3 de Março – Sábado – Das 10h00 às 19h00;
Dia 4 de Março – Domingo – Das 10h00 às 18h00.
Preço de entrada para adultos: 2,50€
Mais informações e horários das palestras, consulte a página www.clubeorquidofilosportugal.pt

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp